Loja Online: Por onde começar?

Loja Online: Por onde começar?

Para você que quer ter um site e colocar a sua loja na internet, precisa saber que existem algumas etapas e processos a serem seguidos. É normal ter dúvidas nesse início e este post aqui é exatamente para te ajudar com esses passos.

Neste post vamos levar em consideração que você já sabe o que vai alugar na sua loja online, e que já tem clareza sobre o seu nicho de mercado. Se você já está seguro(a) disso, vamos descrever os primeiros passos para você finalmente colocar a sua loja virtual no ar.

1º PASSO: COMPRAR UM DOMÍNIO COM O NOME DA SUA EMPRESA Quando você for divulgar o site da sua loja virtual, você irá informar aos seus clientes um endereço online para que eles acessem e aluguem na sua loja. Esse endereço, também chamado de domínio, pode ser adquirido em sites especializados como registro.br, godaddy, entre outros.

Você deverá consultar a disponibilidade do domínio que você deseja para seu site. Seja objetivo e criativo na hora de definir um domínio para sua loja, pois esse domínio será a identidade da sua loja na internet. Caso o endereço que você escolheu esteja disponível, você deverá adquiri-lo.

2º PASSO: DEFINIR A FERRAMENTA DE GESTÃO DA SUA LOJA VIRTUAL Para que você consiga cadastrar todos os produtos com fotos no seu site, organizar os pedidos emitidos pelos clientes e ainda configurar os meios de pagamento que estarão disponíveis na sua loja online, você PRECISA ter uma ferramenta que te permita gerenciar tudo isso. Aqui, há basicamente 2 opções: (1) contratar alguém para desenvolver um software exclusivo para sua empresa, ou (2) contratar uma plataforma pronta e funcional para poder usá-la (o Estoque NOW, por exemplo 💜).

Ambas propostas têm seus prós e contras, mas na opção (2) você terá duas vantagens importantes: Tempo e Dinheiro. Se fizéssemos uma analogia com a construção de um prédio, na opção (1) é como se você precisasse contratar um pedreiro para construir todo o empreendimento e na opção (2) você alugasse um espaço comercial já pronto para sua loja.

Vamos combinar que você não pode perder tempo e dinheiro para alavancar o seu negócio.

3º PASSO: CONECTAR O DOMÍNIO QUE VOCÊ COMPROU COM A PLATAFORMA DA SUA LOJA VIRTUAL Após os PASSOS 1 e 2 estarem definidos, você precisará associar o endereço da sua loja para o servidor da plataforma que estará hospedando o site da sua loja virtual.

Talvez você nunca tenha pensado em como esse processo realmente funciona. Mas, quando você digita em seu navegador o domínio de um site, esse domínio deve estar associado a um endereço de ip do servidor em que a loja online está hospedada para que você consiga acessá-la.

Aqui você não precisa ter conhecimentos técnicos para executar esta etapa. O suporte técnico poderá te ajudar a realizar essa associação para colocar o seu site oficialmente no “AR”.

4º PASSO: CADASTRAR TODOS OS PRODUTOS QUE DESEJA ANUNCIAR NA LOJA VIRTUAL Aqui começa a principal etapa da organização da sua loja virtual. Imagine que esta é a etapa de organização das prateleiras da sua loja física. No ambiente online a ideia é bem parecida.

Você deve cadastrar os produtos da sua loja com muita atenção e deve fornecer TODOS os detalhes possíveis sobre a peça. Lembre-se que ao acessar um produto pelo site, o visitante não terá você ou atendente ao lado dele para tirar alguma dúvida sobre a peça. Por isso, forneça todas as informações possíveis para que ele não tenha dificuldades e sinta vontade de adquirir o produto que você está ofertando.

Lembre-se das fotos! Quem está visitando sua loja precisa VER como é o produto. Imagina seu cliente visitando uma loja física e encontrando as prateleiras do estabelecimento vazias ou com os produtos todos cobertos? Será que ele teria vontade de alugar?

5º PASSO: CONFIGURAR OS MEIOS DE PAGAMENTO QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA SEUS CLIENTES PAGAREM Quais serão as formas de pagamentos que você disponibilizará aos seus clientes? Aqui não tem resposta correta, você deverá definir qual a melhor estratégia para sua loja, mas saiba que oferecer formas de pagamentos que estejam alinhadas às expectativas do seu cliente pode ser muito importante para aumentar suas chances de alugar online.

Você pode oferecer ao seu cliente pagamentos com cartão de crédito ou débito, boleto bancário, transferência bancária, PIX e até mesmo pagamento na retirada do produto.

6º PASSO: DEFINIR SUA ÁREA DE ATUAÇÃO E MEIOS DE ENTREGA É muito comum que lojas de locação façam entregas dos produtos para bairros e cidades específicas. Se esse for o caso da sua empresa, é bom ficar atento para poder limitar nas configurações da sua loja essa área de atuação. Ao definir o raio de atuação, você deixará claro para seu cliente se sua empresa conseguirá, ou não, atendê-lo.

Além disso, você já definiu como será realizada a entrega dos produtos ao cliente? Têm lojas que fazem o delivery dos itens e também permitem que seus clientes retirem as peças na loja.

Ambas formas de envio irão depender de como é realizado o operacional da sua loja. De forma geral, essa é uma escolha estratégica que sua empresa deve fazer e planejar corretamente para atender as necessidades dos seus clientes.

7º PASSO: DIVULGAR, DIVULGAR, DIVULGAR... Agora chegou a hora de gerar tráfego para sua loja online. Após todo o trabalho que você teve em configurá-la e deixá-la atrativa para seu público, é indispensável fazer com que os clientes cheguem até a loja online. Você precisa gerar visibilidade para o seu negócio e conquistar o seu lugar na infinidade de e-commerces que estarão brigando pela atenção do seu cliente.

É comum escutarmos algumas empresas falando sobre as frustrações do site não ter decolado. Quando vamos tentar entender a causa, percebemos que não houve investimento na divulgação do site. Com isso, a loja virtual acaba não recebendo visitas, e consequentemente, os pedidos não são emitidos pelo site. Isso gera uma frustração ENORME! Imagina que depois de todo trabalho que você e sua equipe tiveram em montar e configurar o site os clientes não dão a devida atenção a ele.

VOCÊ PRECISA FICAR ATENTO A ETAPA DE DIVULGAÇÃO DA LOJA ONLINE!

Primeiramente, você deve conhecer o seu público-alvo! Esse processo é fundamental para criar um plano de divulgação efetivo. Se você tem dúvida em quem é o seu público, comece observando os seus clientes atuais e tente traçar um perfil das pessoas que mais alugam na sua loja. Caso você esteja começando agora, olhe seus concorrentes e veja se consegue identificar para quem as divulgações deles estão sendo direcionadas. Você precisa ter muito claro qual o perfil das pessoas que deseja atingir com as suas divulgações.

Quando seu site estiver online e preparado para receber os primeiros pedidos, uma das primeiras coisas que você deve fazer é adicionar o link da loja nas suas redes sociais, além de cadastrar o endereço virtual da loja no Google para que ele seja encontrado quando alguém for procurar sua loja.

Além disso, para ver seu negócio online crescer mais rapidamente, não dependa do tráfego orgânico (visitas que seu site recebe sem investimentos em anúncios). Você deve recorrer aos anúncios pagos também! Experimente fazer o tráfego pago em redes sociais, no Google, enviar e-mail marketing para seus clientes ou explorar qualquer outro canal de divulgação que você identifique ser relevante para divulgar a sua empresa.

Lembre-se do ditado: “quem não é visto não é lembrado”. Gostou dos 7 passos para uma Loja Virtual eficiente com capacidade de gerar muitos frutos?

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