Comece 2019 organizando a sua empresa

Comece 2019 organizando a sua empresa

2019 está chegando e com ele vem a esperança de um ano muito próspero para seu negócio. Para algumas empresas, esse é um momento para refletir sobre todos os erros e acertos obtidos no ano e reformular a empresa para o próximo que está chegando.

Nós sabemos que ser empreendedor não é algo simples. Muitas vezes você é responsável por todas as áreas estratégicas da empresa e com isso não consegue manter seu negócio organizado e preparado para o crescimento.

Se você deseja que em 2019 seja diferente, comece a planejar AGORA todas as mudanças necessárias para obter o progresso da sua empresa. Para te ajudarmos nesse processo, separamos algumas áreas do seu negócio que você deve ficar de olho para manter a boa “saúde” do seu empreendimento.

1. Controle de Estoque É no estoque que boa parte do investimento da sua empresa está. Sendo assim, você deverá ter bastante atenção na administração dessa área do seu negócio. Controlar o estoque é uma das tarefas mais difíceis e trabalhosas para o empreendedor que deseja realizá-lo de forma manual. Dependendo do tamanho do negócio, uma planilha do Excel pode ser suficiente para gerenciar os produtos da empresa. No entanto, utilizar um software capaz de automatizar a gestão de estoque trará muito mais eficiência e credibilidade para sua empresa. Com o auxílio de um programa de controle de estoque online, você poderá realizar uma gestão eficiente do seu catálogo de produtos, reduzindo significativamente falhas e conflitos no estoque. Assim, investir em tecnologia é uma ótima opção para tornar os processos da sua empresa mais rápidos e seguros, além de proporcionar uma vantagem competitiva para o negócio. Sempre tenha em mente que um estoque mal gerenciado pode gerar uma reação em cadeia para todos os outros setores da empresa, afetando áreas como: financeiro, logística, atendimento ao cliente, entre outras.

2. Fluxo de Caixa Para realizar o controle financeiro do negócio, o empresário deve ter muita dedicação em manter as informações sempre atualizadas. Nos registros de transações devem constar as receitas e despesas da empresa. Por exemplo, devem ser cadastrados os gastos com energia, aluguel, internet, telefone, folha de pagamento, e todas as outras despesas relacionadas ao seu empreendimento. Outra prática importante na gestão financeira do negócio é categorizar as transações de modo a facilitar a análise contábil e apoiar a tomada de decisão estratégica da empresa. Por exemplo, você pode criar categorias como: infraestrutura, transporte, comunicação, impostos, recursos humanos, entre outras, para que fique mais fácil visualizar qual a categoria que mais consome recursos em seu empreendimento. A gestão financeira da empresa tem como objetivo tornar visível ao empresário como está a situação do negócio para proporcionar bons resultados à empresa. Assim como no controle de estoque, o empresário deve utilizar um programa de gestão financeiro capaz de gerenciar e automatizar todos os cálculos contábeis da empresa. Ao utilizar um sistema especializado em organizar as finanças do negócio, o empresário poderá ter conhecimento se sua empresa está dando lucro ou não.

3. Gerenciamento de Clientes O cliente é uma parte essencial do seu negócio. Afinal de contas é para ele que você deve focar sua atenção para comercializar seu estoque. Ao realizar um gerenciamento da sua base de clientes, você deve manter armazenado todas as informações necessárias para preservar um bom relacionamento com o consumidor dos produtos ou serviços da sua empresa. Esse relacionamento pode ser realizado através de campanhas de e-mail marketing, contato telefônico, interação nas redes sociais e até mesmo mensagens no WhatsApp. Sendo assim, sempre tente reter informações como nome, sexo, idade, endereço, e-mail, telefone, redes sociais, e qualquer outro dado que possa auxiliar você a entender melhor seu público. Dessa forma, suas ações de marketing poderão ser muito mais efetivas.

4. Controle Comercial As receitas da sua empresa, em geral, são provenientes das vendas, locações ou prestações de serviços realizadas para seus clientes. Ao gerenciar os pedidos (orçamentos, contratos, vendas) você pode compreender melhor como sua empresa fatura. Esse é um ponto crucial para te ajudar a estabelecer estratégias que poderão alavancar o faturamento do seu negócio. Com uma boa gestão de pedidos você pode determinar metas e objetivos para seus vendedores, verificar as conversões de orçamentos em vendas e acompanhar em gráficos como está o faturamento mensal.

Para que seja realizada uma boa gestão do seu negócio é preciso tempo e dedicação da sua parte e de todos que trabalham na sua empresa. Hoje, já existem soluções completas e especializadas que podem auxiliar você e sua equipe nessa jornada.

Além disso, alguns softwares permitem que você realize a gestão de qualquer lugar a qualquer hora. Assim, seja na empresa ou na sua casa, você poderá acessar todas as informações e controlar o que acontece no seu empreendimento.

O que você acha de conhecer uma ferramenta online capaz de te auxiliar na organização e no desenvolvimento de estratégias para fazer seu negócio crescer?


Postagens Relacionadas

Publicado por

estoquenow

estoquenow

Just another HTMLy user.